domingo, 12 de julho de 2015

"Nada, senão a Vós, Senhor!" - Santo Tomás de Aquino

   "Um prodígio semelhante, mas ainda mais espantoso, foi observado no convento de Nápoles por frei Domingos de Caserta, sacristão, homem de uma grande devoção, de grande dedicação na ação e cuja virtude era reconhecida de todos, que aliás teve outras visões admiráveis.

   Este frade tinha, com efeito, notado que frei Tomás deixava sempre o seu lugar de estudo antes das matinas, para descer à igreja e que, para não ser visto dos outros, se apressava a retornar ao seu quarto quanto tocava o sinal das matinas. Tomado de curiosidade, decidiu um dia observá-lo. 

   Ele entrou por detrás na capela de S. Nicolau, onde se demorou, mergulhado nas suas orações, e vi-o elevar-se nos ares, a dois côvados do chão. 
   Enquanto estava a olhá-lo, cheio de admiração, ouviu de repente, do lugar para onde o doutor se tinha virado para rezar com lágrimas, uma voz emanando do crucifixo que dizia: “Tomás, tu escreveste bem sobre mim. Que receberás tu de mim como recompensa pelo teu trabalho?” (Thoma, bene scripsisti de me, quam recipies a me pro tuo labore mercedem?). 
Ele respondeu: “Nada, senão Vós, Senhor!” (Domine, non nisi te!).

«Os noviços são sempre noviços. Tinham-lhe dado a alcunha de “o boi mudo da Sicília”. (...) Pregavam-lhe partidas, brincando com a sua calma imperturbável e a sua confiança imediata. Só uma vez ele respondeu. Tinham gritado à sua janela: “Frei Tomás ! Frei Tomás ! Venha ver depressa ... um boi a voar !”. Obedientemente, ele veio à janela, para ser recebido à gargalhada. “Acreditou! Acreditou! Palerma! Palerma!”. E Tomás disse imperturbável: “Prefiro acreditar que um boi pode voar do que um Dominicano possa mentir”. E o riso acabou.» (de Wohl p. 199).


Trecho do Livro: Episódios da vida de Santo Tomas de Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário