† Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Santo
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém
Oração preparatória
Para todos os dias
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador, Pai e Redentor meu, prostrado humildemente ante vossa divina Majestade, vos suplico me deis graça para fazer com fruto este santo exercício. Infundi em meu coração o espírito de piedade, com que, arrependido de meus graves pecados, vos dê graças pelos infinitos benefícios que de Vós me vêem continuamente; e em especial por me haverdes dado por Protetor o angélico jovem São Luiz Gonzaga, modelo insigne de santidade e perfeito exemplar de todas as virtudes. Apodere-se de mim vosso divino Espírito, para que meditando atentamente as heróicas virtudes de meu glorioso Advogado, louve vossa Bondade nas copiosas e extraordinárias graças que lhe concedestes, e em seus generosos esforços, para lhes corresponder. Abrandai com vossa graça meu coração endurecido, para que, estimulado eficazmente pelo admirável exemplo do zeloso Protetor da juventude cristã, aprenda o muito que vale minha alma e, desprezando o mundo e tudo o que lhe pertence, busque só a Vós, Bondade Infinita, para gozar-vos eternamente no Céu.
Nono dia
Devoção de São Luiz para com a Santíssima Virgem
Considera qual seria a devoção de São Luiz para com a Virgem Santíssima, ao reconhecer a especialíssima predileção com que esta Senhora o favorecera desde o primeiro instante da sua vida. Se tão intenso e abrasado foi o amor do nosso Santo para com o Filho Unigênito de Deus, como poderia deixar de ter extremoso amor à sua Mãe Santíssima? Logo na meninice, achando-se em Florença, consagrou-lhe com perpétuo voto o cândido lírio da sua virginal pureza. Eram tão enternecidos os colóquios que tinha com a Senhora, e tais os afetos de seu coração, que em quantos o ouviam infundia respeito e piedade. Em todas as ocasiões a venerava com profundíssima reverência e jejuava em honra sua todos os Sábados, as mais das vezes a pão e água.
Todos os dias recitava de joelhos o seu ofício, e subindo pelas escadas do palácio, em cada degrau a saudava com uma Ave Maria. Não podia ouvir falar da Mãe de Deus, ou meditar em suas excelências, sem que o coração se lhe enchesse de alegria; como a advogada e prudentíssima conselheira, consultava-a em todas as suas dúvidas, obséquio que a mesma Senhora remunerou, dignando-se de manifestar ao nosso Santo, em voz clara e inteligível, ser vontade sua que ele entrasse na Companhia de Jesus.
“Sejamos devotos de uma tão terna e carinhosa Mãe, dizia Luiz repetidas vezes e com espírito inflamado: porque a sua intercessão é muito poderosa, e de suma utilidade para as almas.” Estes eram os sentimentos de São Luiz, estes os transportes de amor e devoção, com que a sua alma inocente procurava ser grata a bem-feitora tão insigne. Não ignorava que Maria é refúgio dos perseguidos; muito bem sabia que Maria é saúde dos enfermos, esperança e conforto dos pecadores. Mas, quão longe estamos nós de imitar este amor e piedade de São Luiz! Que estéril não é a nossa devoção, se olharmos para a nossa tibieza e frouxidão! Queremos que Maria nos proteja, e seja a nossa Medianeira perante Deus, e não cuidamos seriamente em conciliar o seu amor por uma sólida piedade e pela reforma da nossa vida.
Colóquio
Inocentíssimo e glorioso São Luiz, eu louvo a Santíssima Trindade pelas singulares graças e dons com que vos enriqueceu, para subirdes a tão alto grau de perfeição e santidade, e admiro vossa solicitude em conservar a preciosa vestidura da divina graça e a firmíssima resolução com que tão cedo vos consagrastes a Deus. Peço-vos humildemente me alcanceis luz para conhecer o apreço que devo fazer da graça santificante, horror sumo ao pecado e ao perigo de cometê-lo, e vigilância contínua sobre os afetos de meu coração, para que nunca se dirijam senão a Deus e às coisas de seu serviço. Ouvi-me, benigno Protetor meu, para que, imitando-vos com a divina graça, chegue a ver a meu Deus e a amá-lo perfeitamente convosco no Céu. Amém
Rezem-se três Pai Nossos às três divinas Pessoas da Santíssima Trindade; e três Ave Marias à Santíssima Virgem, pelas singularíssimas graças concedidas a São Luiz Gonzaga; e depois, peça cada um a graça especial que deseja obter.
Oração Final
Para todos os dias
Gloriosíssimo São Luiz Gonzaga, eu vos encomendo a castidade da minha alma e do meu corpo, para que vos digneis consagrar-me inteiramente ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus, e à sua Mãe Puríssima Maria Santíssima, afim de que viva sempre limpo de todo o pecado de impureza. Acendei em meu coração a chama vivificante do amor de Deus e do próximo. Alcançai-me que, humilde e mortificado, viva só para Deus e para salvar minha alma. Abençoai minhas resoluções, fortalecei meu coração, para que sempre minha oração seja fervorosa, assídua e perseverante, com que me assemelhe a vós, e em tudo me mostre vosso verdadeiro devoto.
E vós, Imaculada Mãe de Deus e Mãe nossa, Maria Santíssima, que tanto amastes e favorecestes a vosso predileto filho São Luiz, ajudai-nos com vossa poderosíssima proteção, não porque nós a mereçamos, mas pelos merecimentos e intercessão de nosso glorioso Protetor, Socorrei a vossos filhos que, em união com aquele puríssimo e angélico jovem, acodem a vós, para que, mostrando-nos agradecidos a tantas graças que nos dispensais, mereçamos ser sempre vossos fidelíssimos devotos, afim de vos ver e gozar no Céu. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário