quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Renúncia e menosprezo do mundo - São João Climaco

    Ninguém, considerando os seus muito pecados, diga-se que é indigno da profissão e vida dos monges, nem se engane com esta cor e aparência de humildade, para deixar de seguir a senda estreita da virtude e dar-se a vícios: isto é embuste do demônio e ocasião para perseverar nos pecados. Aliás, onde as chagas estão mais fistulosas e purulentas, ali é assinaladamente necessária a digilencia e de destreza de sábio médico.
    Se um rei mortal e terreno, nos chamando a serviço ou a sua milícia, não há coisa que nos detenha, nem buscamos ocasião para excusar-nos, e ao contrário, deixamos tudo, e vamos servi-lo e obedecer com suma alegria, não recusemos obdecer ao Rei dos reis, ao Senhor dos senhores, a Deus, que nos chama a ordem desta milícia celestial; porque será depois difícil a excusa diante daquele seu terrível e espantoso tribunal.
    Aqueles que fielmente desejam servir a Jesus Cristo devem, antes de tudo, com grandíssima diligência, buscar os lugares, os costumes e a quietude, assim, como os exercícios, que acharem mais acomodados a seu propósito e espírito, segundo o conselho dos Padres Diretores Espirituais
, e segundo lhes der a entender a experiência de si próprios; pois, nem a todos convém morar nos mosteiros, especialmente aqueles que são tocados no vício da gula no comer e no beber; nem a todos convém seguir a quietude da vida solitária, especialmente aqueles que são inclinados a ira. Observe cada um diligentemente, como dito é, o estado que mais se lhe combina, porque três maneiras de estados e profissões contém a vida monástica: o primeiro é o da v ida solitária, o estado dos monges anachoretas; o segundo é o da companhia de dois ou três que vive  em soledade; o terceiro é dos que servem na obediência dos mosteiros. Ninguém, pois, se desvie, como diz o Sábio, desses estados, nem para a direita, nem para a esqueda: siga pelo caminho real.
    Entre estas três maneiras de estados, a do meio foi muito proveitosa para muitos, porque ai daquele que está só, que se cair em tristeza espiritual, ou no sono, ou na preguiça, ou na desconfiança, não terá entre os homens que o levante; ao passo que onde estão ajuntados dois ou três em meu nome, diz o Senhor, ai estou eu no meio deles. Enfim, será fiel e prudente monge aquele que, guardando seu fervor inteiro até o fim da vida, persevere sempre, acrescentando cada dia fogo a fogo, fervor a fervor, desejo a desejo, e diligência a diligência.


Retirado do livro: A Escada do Céu de São João Climaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário