Conclusão
Irmãos, quero enviar todos vocês confortado longe hoje. Então, se você me perguntar o meu sentimento sobre o número daqueles que são salvos, aqui está:Se há muitos ou poucos que são salvos, eu digo que quem quer ser salvo, será salvo, e que ninguém pode ser condenado se ele não quer ser. E se é verdade que poucos são salvos, é porque são poucos os que vivem bem. Quanto ao resto, compare as duas opiniões: a primeira afirma que o maior número de católicos estão condenados, o segundo, pelo contrário, finge que o maior número de católicos são salvos. Imagine um anjo enviado por Deus para confirmar a primeira opinião, chegando a dizer-lhe que não só são os mais católicos condenados, mas de toda esta multidão aqui presente, um só será salvo. Se você obedecer os mandamentos de Deus, se você detesta a corrupção deste mundo, se você abraçar a Cruz de Jesus Cristo em um espírito de penitência, será que um sozinho quem é salvo. Agora imagine o mesmo Anjo retornando para você e confirmando a segunda opinião. Ele diz que não só são a maior parte dos católicos salvos, mas que, de todos neste encontro, um só será condenado e todos os outros salvos. Se depois disso, continuar o seu usuries, seu vinganças, suas ações criminosas, suas impurezas, então você terá que ser um só, que é condenado. Qual é a utilidade de saber se são muitos ou poucos se salvam? São Pedro nos diz: ” Esforce-se por boas obras para tornar a sua eleição . ” Quando Tomás de Aquino é a irmã Saint lhe perguntou o que ela deve fazer para ir para o céu, disse: ”
Você vai ser salvo se você quer ser. ” Eu digo a mesma coisa para você, e aqui está a prova de minha declaração. Ninguém está condenado a não ser que ele comete o pecado mortal: que é da fé. E ninguém comete o pecado mortal a menos que ele quer: que é uma proposição teológica inegável. Portanto, ninguém vai para o inferno a menos que ele quer, a conseqüência é óbvia. Será que isso não é suficiente para te confortar? Chorar por pecados do passado, fazer uma boa confissão, o pecado não mais no futuro, e todos vocês serão salvos. Por que atormentar-se assim? Pois é certo que você tem que cometer o pecado mortal de ir para o inferno, e que, para cometer pecado mortal é preciso querer, e que, consequentemente, ninguém vai para o inferno a menos que ele quer. Isso não é apenas uma opinião, é muito reconfortante e uma verdade incontestável, que Deus lhe dê a entender isso, e que Ele abençoe você. Amen. Nas primeiras regras sobre o discernimento dos espíritos, Santo Inácio mostra que é típico do espírito mau para tranqüilizar os pecadores. Portanto, devemos sempre pregar e dar origem a confiança eo dever de esperança no perdão infinito do Senhor e da misericórdia, para a conversão é fácil e Sua graça é todo-poderoso. Mas também devemos lembrar que “Deus não se zomba”, e que alguém que vive habitualmente no estado de pecado mortal está na estrada para a danação eterna. Há milagres de última hora, mas a menos que alegam que os milagres são o funcionamento geral das coisas, somos obrigados a concordar que para a maioria das pessoas que vivem em estado de pecado mortal, impenitência final é a eventualidade mais provável. São Leonardo de Porto Maurício razões persuadiram-nos. Valem a pena ouvir. Com eloqüência e clareza, eles desenvolvem uma reflexão do Pe. Lombardi em seu debate público com o líder comunista italiano Velio Spano em Cagliara em 4 de dezembro de 1948. “Estou horrorizado ao pensar que se continuar dessa maneira, você será condenado ao inferno”, disse o padre Lombardi à Spano marxista. Spano respondeu: “Eu não acredito no inferno.” E o Pe. Lombardi respondeu: “Exatamente, e se você continuar, você será condenado, pois para evitar ser condenado, é preciso acreditar no inferno.” Poderíamos generalizar resposta Padre Lombardi. Talvez seja justamente essa falta de fé sobrenatural que está impedindo as pessoas de chegar a uma profunda apreciação da transcendência da pregação pastoral, à maneira de São Leonardo de Porto Maurício em sua aplicação à nossa vida contemporânea. De qualquer forma, não é porque a moral é melhor agora do que no dia do famoso missionário. Nenhuma ocasião pode ser melhor para nós a aplicar essa censura do Cardeal Pie: “Eu vejo a prudência em todos os lugares, em breve não veremos coragem em qualquer lugar, pode ter certeza, se continuarmos desta forma, vamos morrer de um ataque de sabedoria.” Não é a sabedoria divina, certamente, por prudência apenas carnal e mundano dar lugar ao conhecimento vãs, que zomba o sermão de S. Leonardo. A doutrina de São Leonardo de Porto Maurício salvou e vai salvar almas até o fim dos tempos. Aqui está o que a Igreja diz na oração do, Sexta Lição Ofício Divino, falando de celestial eloquência Leonar d Saint: Ao ouvi-lo, mesmo os corações de ferro e de bronze foram fortemente inclinado a penitência, em razão da eficácia surpreendente do sermão e queima zelo o pregador . E na oração litúrgica que pedimos ao Senhor, dê o poder de mover os corações dos pecadores endurecidos pelas obras da pregação . Este sermão de São Leonardo de Porto Maurício foi pregado durante o reinado do Papa Bento XIV, que amou o grande missionário.
o temor de deus expulsa o pecado , é o principio da sabedoria .Obrigado por este post , já me converti.
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